.

Dicas de manuseio dos zíperes

​Como melhorar o deslizamento do cursor

O zíper deve abrir e fechar suavemente. Se houver dificuldade em movimentar o cursor aplique uma película superficial de parafina somente sobre os dentes, para diminuir o atrito entre os componentes (não aplique em excesso, pois existe o risco de ocorrerem manchas no tecido). Com alguns movimentos do cursor em vai-e-vem a diferença já será percebida.

Como fechar bolsas e malas cheias ​

O fechamento de bolsas e malas super cheias sempre acaba sobrecarregando o zíper, com possibilidade de ocorrência de danos ou deslocamento dos elementos (dentes). Nesta situação, com as mãos, aproxime bem os dois lados dos dentes do zíper antes de fechá-lo. Movimente o cursor com cuidado. Se encontrar resistência, retorne o cursor e libere o obstáculo encontrado.

Obstáculos no manuseio ​

Dependendo da forma como aplicado, podemos encontrar obstáculos no manuseio do zíper. Fios, linhas ou mesmo proximidade com as bordas do tecido em que foram costurados, podem dificultar o movimento de abertura e fechamento e ainda forçar o cursor. Ao sentir o enrosco do cursor, não force, pois seu movimento precipitado poderá agravar ainda mais o problema. Retorne-o lentamente, removendo o obstáculo e feche o zíper com suavidade.

No vestir ou no despir

Quando vestir uma roupa (saia, calça, vestido), abra totalmente o zíper. Antes de fechá-lo, primeiro abotoe ou prenda o colchete da peça e, somente após isso, feche o zíper. Ao despir-se abra primeiro o zíper e, somente depois, desabotoe ou solte o ganho. Ambos os movimentos evitam esforços excessivos sobre os dentes do zíper. Se a peça não possuir botão ou gancho, com as mãos, aproxime bem os dois lados dos dentes e, somente depois, feche o zíper. Faça o mesmo quando calçar um bota. Um zíper semi-aberto pode ser danificado com pouco esforço.

Atenção ao passar ferro

Assim como os tecidos, os zíperes também demandam cuidados quanto à temperatura para manterem-se bonitos e funcionais. Ao passar a roupa, mantenha o zíper totalmente fechado e os puxadores deitados. Cubra o zíper com pano para evitar contato direto com o ferro de passar e para sua melhor conservação. Veja abaixo a resistência máxima para ferro de passar:

Temperatura máx.:

- Poliester: 160 (°C)

- Vislon: 130 (°C)

*Pressão máx. 1,5Kg, aplicado no máx. Por 10 segundos

Lavagem de roupas

Antes de lavar a roupa (jeans, jaqueta,saia etc), feche totalmente o zíper e trave o cursor (mantendo o puxador deitado). Se deixá-lo aberto, durante a lavagem, o zíper pode sofrer danos causados pelo atrito com outras peças ou por esforços de torção. Peças que contenham o zíper com cursor de travamento por pino exposto, devem ser lavadas separadamente para evitar possíveis danos ao tecido. Atenção: o uso de detergente alcalino forte, de alvejantes clorados e/ou lavagem em alta temperatura, podem danificar o zíper. Recomendamos lavar com sabão neutro, à temperatura ambiente e não deixar de molho. Após a lavagem, se o deslizamento do cursor estiver muito pesado, pode-se lubrificar os dentes com parafina.